OFICINA de ESTUDOS da PRESERVAÇÃO
A Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro convida para a palestra
PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO
EM PATRIMÔNIO - PEP
Estudo de Caso:
REDESCOBERTA DO PATRIMÔNIO DA
VILA HISTÓRICA DE MAMBUCABA
Lia Motta
Coordenadora-Geral de Pesquisa e Documentação do IPHAN
Coordenadora-Geral do PEP
Aline Amaral Di Salvo (Arquiteta e Urbanista )
Recém-formada do PEP
Local: Palácio Gustavo Capanema - Auditório Moniz Aragão
Rua da Imprensa, 16 - 7º andar - Centro/RJ
Data: 28/08/2009, às 14 horas
E N T R A D A F R A N C A
Informações pelo telefone: (21) 2233-6777 ou pelo e-mail: educa.6sr@iphan.gov.br
Nesta palestra contaremos com a presença da Coordenadora-Geral de Pesquisa e Documentação do IPHAN e Coordenadora-Geral do PEP, Sra. Lia Motta, que fará uma apresentação do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN (PEP). Criado em 2004, o PEP conta com recursos financeiros do IPHAN e destina-se à especialização de profissionais recém-graduados em diversas áreas de formação, que são selecionados por meio de edital público e recebem bolsas de pesquisa durante dois anos.
Num segundo momento, será apresentada a pesquisa de Aline Amaral Di Salvo, recém-formada no PEP, denominada Redescoberta do Patrimônio da Vila Histórica de Mambucaba, como estudo de caso.
Sinopse do estudo de caso
A Vila Histórica de Mambucaba é um conjunto arquitetônico e paisagístico, tombado pelo IPHAN em 1969. O conjunto, situado no município de Angra dos Reis - RJ, sofreu profundas transformações, as quais interferem não apenas em sua arquitetura, como também em sua paisagem.
O trabalho "Redescoberta do Patrimônio da Vila Histórica de Mambucaba" é uma pesquisa que busca responder o porquê e de que maneira alcançar a preservação deste sítio urbano. Desta forma, a pesquisa elaborou análises do conjunto e da região as quais revelaram novos valores relevantes para sua proteção e gestão. O trabalho é finalizado com propostas de ações de preservação para a requalificação do sítio urbano.