sexta-feira, 11 de setembro de 2009

assim caminha a história de Angra

Talvez o Blog ainda seja uma ferramenta para ser usada no futuro. Não sei se por falta de interesse com a causa, por falta de afinidade com a máquina ou por receio de expôr de forma aberta sua opinião, mas as contribuições de terceiros sobre o Patrimônio Histórico de Angra dos Reis têm se limitado a algumas reclamações ao pé do ouvido (o que deveria ser encaminhado diretamente ao executivo responsável). Percebo que a não estão usando o blog como deveriam.

O trabalho não para, mas sua divulgação será mesmo no momento dos resultados. A elaboração ficará ainda ainda no campo restrito das reuniões e conversar pelo telefone e nas ruas. O maior incentivo tem vindo de pessoas importantes e ligadas diretamente a história do município. Verdadeiros intelectuais e amantes nativos de Angra dos Reis, a eles me orgulharei de apresentar resultados sabendo que ali estão os maiores valorizadores do nosso trabalho. Trabalho movido a paixão e o produto riqueza de todos, principalmente dos que ainda não nasceram em nossa terra, mas no futuro a amarão e se interessarão por sua história.

Obrigado Ateneu pela nova edição do "Ouro, incenso e Mirra", cabe a nós fazer com que o trabalho de Alípio Mendes seja aproveitado da forma que ele mesmo planejou, como base para novas pesquisas históricas e produção de novos conhecimentos partindo das pistas e informações coletadas por eles (e outros no passado) mas que agora são usadas numa outra época da informática e dentro de um município mais estrtuturado e capaz de promover recursos para essas pesquisas e organizar grupos maiores e diligências a outras fontes (já indicadas) no Brasil e no exterior. As pesquisas de Alípio estão longe de estarem esgotadas, mas falta um "start" para esse recomeço.

"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só; sonho que se sonha junto vira realidade"

10 comentários:

  1. Gostaria de dar um depoimento aqui nesse blog sobre um assunto que envolve o Vereador Leandro Silva e o Sr. Marcelo Bruno que recebeu a "Medalha Lopes Trovão" desse vereador.

    Todos na cidade sabem quem é esse Sr. Marcelo Bruno, empresário das antigas, mas o que o povo não sabe é que ele agora se diz proprietário da Padaria Mais Que Pão situada na Av. Julio Maria ao lado da Angracell e próximo aos Correios. O curioso é que a loja foi preparada com muito esmero e ficou belissima, tem produtos variados e muito gostosos. Já cruzei com muitas celebridades do meio politico de Angra e seus assessores por lá e um desses é o Leandro Silva.

    Mas o que é depasmar é que essa padaria, linda e maravilhosa não foi legalizada ainda e está em funcionamento a muitos meses desde a inauguração e não possui nota fiscal. Toda vez dá uma desculpa esfarrapada em nome do contador? As notas vão chegar e munca chegarama té hoje 16/set/09. Me pergunto então: em que lugar do Brasil um empresário e funcionário publico, que deveria ser o primeiro a dar exemplo,podeira funcionar a todo vapor emchendo os bolsos sem dar nota e recolher os impostos?

    Ésse previlégio é só pra peixe grande?
    Não é só para a cidade feliz dos amigos e colaboradores da famiglia Jordão?

    ResponderExcluir
  2. aNGRA TEM HISTORIA QUE ESTA APENAS EM LIVROS. A PARTE URBANA NAO EXISTE.ALIAS ANGRA TEM URBANISMO?ANGRA É UMA CIDADE FEIA,MALTRATADA E SEM IDENTIDADE.NAO É NEM URBANA,NEM CIDADE HISTORICA.ANGRA NEM TEM PREDIOS MODERNOS,NAO TEM VIADUTOS ,NEM TUNEIS(PRECISARIA TER),NAO TEM RUAS LARGAS,NEM AVENIDAS ESPAÇOSAS.ANGRA COM CERCA DE 200 MIL HABITANTES É UMA GRANDE FAVELA!

    ResponderExcluir
  3. ALIAS,POR QUE SE VENERA TANTO A HISTORIA DE NOSSOS ANTEPASSADOS E POR QUE NOS NAO FAZEMOS HISTORIA?? IMAGINA SE PENSARMOS ANGRA DAQUI A 200 ANOS ??SEREMOS TAXADOS COMO UM BANDO DE IMPRESTAVEIS,QUE EM NOSSOS TEMPOS NADA FIZEMOS A NAO SER FICAR DE BLA BLA SOBRE O QUE JA EXISTE E FOI CONSTRUIDO!

    ResponderExcluir
  4. Angra tem arquitetura histórica com potencial turístico e cultural suficiente para ser preservada.
    Acredito que vc não saiba o que é urbanismo. Vai aí vai uma reflexão: Angra tem áreas rurais e áreas urbanas. O que é de propriedade do "rico" faz parte da Angra "bonita", algumas lojas, alguns prédios, e lindas casas e condomínios. As ocupações ilegais, chamadas invasões, construídas sem o acompanhamento ou aval dos órgãos responsáveis pelo planejamento urbano, essas fazem a Angra "feia". Alguns prédios do centro, a ocupação nos morros, Japuíba etc.
    Falar em viadutos e avenidas largas é pura insanidade e mostra de completo desintedimento. Quando na verdade o que precisamos é diminuir a necessidade do uso do automóvel particular e valorizar o pedestre além de pleitear um transporte coletivo de qualidade.
    A idéia não é escolher uma data ou uma época e congelar a cidade como ocorrido em Paraty. Temos arquiteturas de vários períodos do tempo e não precisamos de crescimento, mas de desenvolvimento e principalmente econômico (e é claro: que seja sustentável). Seremos lembrados de maneira positiva no futuro pelas nossas decisões acertadas sobre o que preservar e o que construir. Ignorar o passado é fugir da sua própria essência, fugir das informações que nos explicam nossa formação como povo, nossa cultura. Projetar um futuro com base num progressismo cego é destruir nosso paraíso transformando-o em cidades cinzas, barulhentas, engarrafadas, poluídas, inóspitas para a fauna e a flora e mesmo para a gente.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, quem tem insanidade mental e mente muito pequena e provinciana é vc. Angra já tem quase 200 mil habitantes e em pouco mais de 20 anos ela tera o dobro dessa população.Angra será um lugar feio,intransitável e muito complicado de viver . Pessoas como vc que faz essa cidade parar no tempo e sem planejamento urbanístico serio com a cara do século XXI, logo que atenda as necessidades criadas por esta nova ordem social.O futuro em angra sem viadutos e largas avenidas será o caos, pra não dizer o fim.A geografia de angra é complicada e portanto túneis e viadutos é preciso , e isso deve ser planejado agora.O crescimento de angra tem que ser pensado por pessoas com alguma sanidade mental e não por conservadores e saudosistas. O crescimento não quer dizer destruição da natureza e mais Angra ira crescer sim , vc querendo ou não!
    E tem mais vc anda de transporte coletivo em Angra? Eu ando e sei o que to falando, logo percebo o caos que já existe no transporte e vc não vê isso e nem pensa que no futuro isso será pior.Sabe por que,uma que vc pensa que Angra é apenas este minúsculo Centro.Segundo que vc não deve andar de ônibus todos os dias como eu ando e gasto 30 minutos em pé dentro de um ônibus cheio, parador, numa estrada cheia de quebra molas e pontos de ônibus próximos uns dos outros e estes todos lotados nos horários de rush.
    Insanidade é achar que alguém vai andar pro trabalho de bicicleta pedalando uma, duas horas numa cidade com geografia acidentada, cheia de morros e ladeiras. A cidade do Rio tem mesma geografia que Angra e la isso foi feito e veja como isso mudou a vida da cidade do Rio. Imagina o Rio sem túneis? Seria intransitável e Angra se não fizer isso assim será,ou seja,intransitável!
    A Angra bonita é a angra natural, pois a parte (des)urbana não existe mesmo.
    Reveja seu conceito e veja que o que falo é coerente e cientificamente provado!
    Viu como túneis podem ser úteis até mesmo para serem usados para pedalar?Ligará por exemplo Japuiba e Balneário e Centro com rapidez e qualidade, tanto para pedestres, carros ou bicicletas ou transporte coletivo.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se é a mesma pessoa que escreveu os três comentários. Não entendo o medo de mostrar a cara para defender um pensamento.

    Gostaria que vc visitasse um outro blog que eu escrevia e ainda está no ar chamado Angra Urbana, você verá que meus pensamentos e minhas idéias são bem diferentes do que vc está achando.

    UMA COISA É CERTA. O QUE VC DIZ NÃO É COERENTE E NEM CIENTIFICAMENTE PROVADO.

    Não pode ter um pensamento simplista numa cidade que tem problemas urbanos tão complexos.

    Não pode comparar Angra dos Reis com nenhuma metrópole ou megalópole como Rio e São Paulo, nem pode achar que o urbanismo dessas cidades são exemplos a serem seguidos. VIVER NESSAS CIDADES É UM INFERNO.

    Abra um pouco mais o eu campo de visão e perceba que o carro não é o único nem o melhor meio de transporte. Para algumas distâncias (dependendo do clima) a bicicleta é sem dúvidas a melhor. Mas, no caso da geografia peculiar de Angra, ainda existem os trilhos e o mar que infelizmente não são bem aproveitados.

    CRESCIMENTO QUER DIZER DESTRUIÇÃO DA NATUREZA QUANDO NÃO É PLANEJADO. DESENVOLVIMENTO É OUTRA COISA, É O QUE NA VERDADE VOCÊ DESEJA E NÃO SABE COMO DIZER. E EXISTE UM TERMO QUE ATÉ EVITAMOS DE USAR POR JÁ ESTAR MUITO BATIDO E DESGASTADO CHAMADO SUSTENTABILIDADE. LEIA MAIS SOBRE ISSO.
    O CRESCIMENTO DESCONTROLADO DE ANGRA OCORREU DE FORMA ARTIFICIAL, PODERIA SER EM OUTRO LUGAR SE ESCOLHESSEM LÁ INSTALAR A VEROLME, AS USINAS E O PORTO. TODA ESSA FAVELA PODERIA SER EVITADA.

    VISITE O angraurbana.blogspot.com, tem muitas coisas que eu escrevi e com certeza vc vai gostar de ler e criticar. ESSA É A MINHA INTENÇÃO.

    abraço.

    ResponderExcluir
  7. Fernando,vi os comentários acima e digo:muito bonita a proposta do seu interlocutor,de tuneis,ciclovias,etc...mas Angra não é plana,tampouco de solo firme.Urge sim,realmente um transporte coletivo que atenda a demanada_embora a qualidade hoje seja satisfatoria_e que seja com horarios decentes.
    Ciclovias são bem vindas,mas os articulados e corredores,como em Curitiba,serim mais adequados a nossa topografia.O que acha?Eduardo

    ResponderExcluir
  8. Olha , já percebi que vc é contraditório,pois já está concordando comigo que Angra é uma grande favela. Culpar a usina ou Verolme pelo crescimento desordenado é ser simplista demais, muito censo comum.Ou vc não percebeu que esta cidade é uma bagunça porque existe uma elite hipócrita e conservadora que não permite o desenvolvimento deste lugar.Sou carioca e conheço muito bem o cotidiano da cidade do Rio e não vejo muita diferença no transporte ridículo daqui para o transporte de lá. Esta lógica que inferno e correria só esta nas maiores cidades já esta ultrapassado, pois a lógica neoliberal(leia mais sobre) esta tomando conta de todo o mundo sem exceções. O que é sustentabilidade?Para os conceitos marxistas é uma forma de colocar a responsabilidade da destruição no individuo e não em um sistema econômico cruel e perverso.

    Conheço muitas cidades com economia muito inferior a de Angra e que proporcionam uma qualidade de vida melhor. Pelo fato de existir Verolme, Petrobras e usina neste município, era para a condição de vida dos moradores da cidade ser melhor.
    Toda essa favela poderia ser evitada se houvesse políticas publicas serias e eficientes.
    O crescimento desordenado de Angra não é artificial, é uma realidade vivida por quase toda população que sofre com falta de moradia adequada, transporte, saneamento, urbanismo , projeto serio para infra-estrutura , como logística viária, melhores avenidas ruas, estacionamentos, como edifícios garagem ou mesmo subterrâneos.
    O que falo é cientificamente provado, pois um estudo da UERJ, mostra que Angra se tornara uma segunda São Gonçalo,ou seja, grande, populosa,desordenada, sem estrutura. Como conheço muito bem São Gonçalo, digo para vc que la ainda é melhor,porque o custo de vida é mais barato(Angra um dos mais absurdos custos de vida), existem mais opções de lazer, fica perto de Niterói , cidade com grande concentração universitária(UFF), com maior facilidade de acesso ao ensino superior presencial e publico.
    Voltando a infra-estrutura, faço um paralelo com Vila Velha (ES): Uma cidade que mudou de cara de uns vinte anos para cá. Ainda existem muitos problemas a serem resolvidos, mas foi aberta a construção civil. As casas foram substituídas por prédios e assim avenidas foram abertas, o espaço foi bem utilizado. Ainda com mais um exemplo bem próximo de nós. Se o Rio de Janeiro não fosse reestruturado no inicio do século XX, o que seria hoje? É preciso coragem para mudar e mudar é preciso.Fora conservadores e saudosistas!

    ResponderExcluir
  9. Só tem pensamentos mediocres nesses comentários. Ao invés de ficarem colocando querosene em cupins, é melhor brigarem para que urgentemente seja restabelecido o planejamento na gestão pública desta sofrida cidade, que não sabe onde está, o que está fazendo e para onde vai. Apenas estão usufruindo os recursos visando os interesses próprios. Lamento o desabafo. Estão entupindo a cidade de pedras portuguesas porque alguém está ganhando uma baba na coisa e assim vai. Esse negócio de patrimônio histórico para esse governo é só questão de grana e mais nada, eles só querem meter a mão nos recursos e pronto.
    Veja o que os jordões fizeram do lado do Tio Ivan, e no Bradesco, ao lado daqueles casarões? A feiura daquela obra do Mercado Redondo?
    Para você fazer alguma coisa que o povo precisa você tem que paga a comissão deles, é como miliciante ou máfia, entende?

    ResponderExcluir