sábado, 9 de maio de 2009

ESCRITÓRIO TÉCNICO DO IPHAN EM ANGRA DOS REIS

O escritório técnico responsável pelos monumentos tombados no âmbito federal em Angra é o de Paraty. Percebemos os reflexos dessa presença na cidade vizinha na condição de preservação dos bens históricos da cidade e do controle do desenvolvimento urbano próximo ao Centro Histórico. Todos os projetos feitos em edificações históricas ou próximas do Centro Histórico passam pelo crivo do Iphan que impede extravagâncias arquitetônicas que descaracterizem o ambiente Colonial tão valorizado pelos turistas que mesmo em época de crise não param de visitar a cidade com o propósito de conhecer esse ambiente histórico. Parabéns a chefe do escritório arquiteta Cynthia Tarrisse e equipe pelo trabalho em Paraty, mas em Angra dos Reis está deixando a desejar.
Por isso que um dos anseios da nossa Câmara Setorial, proposto na Conferência Municipal de Cultura, é ter em nosso município um escritório técnico do IPHAN. Nosso conjunto histórico é muito significativo e merece ser acompanhado mais de perto por órgãos competentes.

3 comentários:

  1. Ola Fernando!
    Muito boa esta iniciativa, Bom não podemos deixar de Levar esta discussão para uma Grande plenária a qual sara o Fórum Municipal de Cultura deste ano e talvez fechando este Plano Municipal de Cultura na Próxima Conferencia.
    Adriano Setorial Afro Brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Podemos encaminhar a CULTUAR / TURISANGRA um ofício afirmando a necessidade de um escritório do Iphan em Angra, para que a instituição encaminhe a proposta para o IPHAN. Acho bacana levantar a questão no Plano Municipal de Cultura, mas acho q a proposta já pode começar a ganhar corpo! Que tal?

    ResponderExcluir
  3. Antes de encaminhar um ofício ao IPHAN, é bom tentarmos viabilizar a vinda do mesmo, reduzindo seus custos operacionais. Por exemplo, seria interessante se o poder público municipal disponibilizasse uma edificação (pequena) para a instalação do escritório técnico. O que acham?

    ResponderExcluir