Segue Link de uma reportagem da Historiadora Iohana Freitas sobre o lendário Túnel que corta o Centro de Angra.
Cabe ressaltar que nunca ninguém se movimentou para contratar uma pesquisa arqueológica sobre o assunto. É claro que, se existir tal túnel, deverá estar coberto de lama. Se encontraram vestígios significativos no morro da fortaleza, a área deveria ser estudada. Um túnel é um grande atrativo turístico. Conhecer a história da nossa cidade é cultura.
Vi essa reportagem HÁ BASTANTE TEMPO na tv Rio Sul. Infelizmente nada mais foi feito!
ResponderExcluirÉ uma pena que a História do Município seja tão menos importante do que banheiros de ouro...
Na mesma reportagem o Gerente de Patrimônio, meu amigo Alonso, disse que só o trabalho de arqueologia poderá dizer se o túnel existe ou não. Ponto final. E o que fazer para essa tal arqueologia começar a trabalhar? É essa uma pergunta difícil?
ResponderExcluirHá muita coisa abandonada em Angra,em se tratando de história e estória...a Fazenda Japuiba foi totalmente demolida,nesse ano,em março,o Chafariz da Saudade,perto do Carmo,está pintado de cinza a anos,etc...mas o tunel tem solução.Tecnologias como a empregada em terra e mar para localizar poços de petroleo,outra como a gamagrafia de profundidade,além da estratigrafia mais comum,usada na arqueologia.Bem,mas se nem cuidam do que é visível...imagina o restante...
ResponderExcluirEduardo,ex-membro do Conselho Municipal de Cultura.
É Eduardo, concordo com você. Porém ainda tenho esperanças.
ResponderExcluirEu vejo no problema do abandono um campo fértil para trabalhar. Mesmo contando com secas e enchentes. É muito lamentável o que se perdeu e o que vem se apagando, mas se Deus quiser, um dia pararemos de falar em Inventariação e Restauração em Angra e falaremos somente em Preservação. Esse é o meu objetivo.
obrigado pela colaboração, seus comentários são muito importantes, não deixe de fazê-los.